sábado, 20 de junho de 2009

Yahoo Respostas:Passatempo,terapia ou sociabilidade


Em Junho de 2008 estava procurando um site interativo e resolvi abrir uma conta de email no yahoo, foi quando ví um link escrito "respostas" acessei, careceu de inscrição então me inscrevi e tomei conheimento que se tratava de um programa de relacionamento onde eram feito perguntas por usuários onde outros respondiam. Me interessei e comecei a imediatamente a participar das respostas e gostei pois ali dava para exercitar meus conhecimentos, passando informações a outros e absorvendo informações dos demais. Principalmente no que se referia a ajuda a pessoas que necessitavam de esclarecimentos e resoluções de determinados assuntos. Fazem mais de um ano e estou lá, entro todos os dias com as minhas colaborações.
O Yahoo respostas a meu ver é um pouco de tudo: Passatempo, terapia e sociabilidade principalmente porque conhece pessoas das mais diversas procedências e lugares e é bom poder a ajudar a resolver problemas que na certa sozinhos não consegueriam. Terapia, porque você ocupa a mente com coisas instrutivas e intelectual. Passatempo, porque passa horas refletindo e informando num programa que mais é um lazer.
Como em tudo existe os seus problemas e não dexava de existir também no Yahoo, que apesar de ter regras claras existem os tais trolls que leva o tempo a atazanar os outros, os clones que visam vantagem propria uma vez vez que o programa oferece pontuação e o flakes menos nocivos.
Tenho aprendido muito e também colaborado muito inclusive foi o que inspirou a montar este blog como ajuda a outros. Como interatividade não conheço outro portanto posto aqui e quem tiver interesse de conhece é só acessar o conhecido yahoo e se inscrever. Transcrevo aqui uma nota do programa.

Yahoo! Respostas é um serviço criado pelo portal Yahoo!, que permite a todo usuário cadastrado no portal a realizar perguntas ou responder aquelas feitas por outros usuários, sobre qualquer tema. As perguntas são divididas em diversas categorias, recebendo as mais diversas respostas de distintos usuários. Posteriormente, a enquete é encerrada pelo autor da pergunta, que escolheu a melhor resposta, ou as respostas são colocadas em votação, para que se escolha a melhor delas, caso o autor não escolha a melhor resposta.

O Yahoo! Respostas foi introduzido nos portais Yahoo! de diversos países, e em todos eles baseia-se num sistema de pontos. Tal serviço tem atraído muitos novos usuários ao portal, a princípio, pela facilidade de uso e inovação, mas também pelo sistema de pontos, que encoraja os usuários a participarem cada vez mais.

Sistema de pontos
O usuário recebe dois pontos por resposta dada, um ponto por escolha da melhor resposta numa enquete já encerrada, e um ponto por avaliação da melhor resposta numa enquete também já encerrada. Cada pergunta feita leva à perda imediata de cinco pontos, e quando sua resposta é escolhida como a melhor pelo autor da pergunta, ganham-se dez pontos.

Crítica
O sistema de pontos leva os usuários a responder e votar em massa, não se preocupando com a qualidade das respostas. Muitas perguntas são respondidas com absurdos, ou frases como "eu não sei". Não existe também uma triagem das perguntas, também sujeitas ao absurdo.

Muitas das perguntas são introduzidas repetidamente pelos usuários, dezenas de vezes ao longo do dia. Alguns exemplos de tais perguntas são:

Qual o sentido da vida?
As zebras são pretas com listras brancas ou brancas com listras pretas?
O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?
Você acredita em vida após a morte?
Será que estou grávida?
Qual time você torce?
Por que kamikazes usavam capacetes?

O alto índice de perguntas novas feitas a cada instante leva a uma avalanche repetitiva de questões, deixando o serviço mais parecido com uma sala de chat.

Mas vale a pena se cadastrar no site, pois eu já obtive bastante ajuda por esse meio para resolver algumas coisas, principalmente relacionadas a computador e internet. E também conheci pessoas que viraram amigos virtuais. E passei bastante tempo por lá me distraindo. Aprendendo, rindo e compartilhando idéias e dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário