sexta-feira, 26 de março de 2010

A formação da experiência

foto:Google Imagens

Posso dizer,que hoje vejo com mais clareza,a importância de todo aprendizado desde a infância e adolescência. Infância é o período da despreocupação, falta de responsabilidade não se ligar a nada. Apenas brincar e se divertir. Adolescência, época das indagações, das dúvidas e descobertas. Momento de começar a adquirir responsabilidade sobretudo o aprendizado tanto com a vida como a escolar. É nesse tempo que se constroem as personalidades, embora muito não afloradas, aprende os valores da idoniedade apesar de não perceber. Também um campo muito fértil para desvirtuar e se entregar às malefazejas da vida. Mesmo porque o certo e o errado ainda não está suficientemente consolidado.
O que seremos como adulto, depende deste período de embasamento, da compreensão e entendimento dos recados dos pais a observação das ações dos mais velhos.
É um período muito conturbado e de muita indignação porque não consegue estabilizar num processo de transformação. É criança quando por conveniência e quer ser adulto por necessidade. Isso se dá por todas as dúvidas inerentes ao período e até um certo medo do futuro, principalmente pelas indecisões.
Posso dizer sem medo que o caráter é formado neste turbilhão e é o que definirá as ações na faze adulta. Toda experiência vivida ou sofrida neste tempo reflete na forma de ser para sempre. Portanto a punição educativa neste tempo deve ser a mais democrática possível entretanto severa para criar o ato da autoridade e digo que a violência não educa nada.
Vendo hoje a evolução de como se é tratado a educação acredito cada vez mais que tudo faz parte do processo e que tem que ser avaliado conjuntamente para que exista entendimento entre as partes e que o crescimento seja conjunto. Porque os nossos serão espelho do que somos por isso é necessário nos educarmos primeiro para depois se colocar à disposição.
Me preocupo muito com a educação dos nossos filhos, muito pelos exemplos que veem e entendo que somente uma educação familiar harmonizada à educação escolar é capaz de definir rumos seguros para o nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário