terça-feira, 25 de maio de 2010

Usando Anti-Vírus corretamente


Google imagens

Pra quem possui conhecimentos sobre informática num nível “intermediário” sabe que nem todos os anti-virus são perfeitos. Por isso não devemos usar apenas um ANTI-Virus. Para melhorar a eficiência dos anti-virus, vamos necessitar de uma ferramenta, ou anti-virus auxiliar, como o Ad-Aware (Muitos acham que é um anti-virus, mas não é. É apenas uma ferramenta que ajuda os anti-virus).
Você pode fazer várias combinações entre os anti-virus e as ferramentas, os mais recomendados são:
-Norton Anti-Virus e Ad-Aware
-Avast e Ad-Aware
-AVG (Pago ou grátis) e Ad-Aware.
Vamos ao que interessa.
Primeiramente, faça o download (se você não possuir nenhum dos anti-virus citados acima), instale e abra. Você deve fazer a atualização do anti-virus (A atualização do Ad-Aware é rapida, dura de 30 segundos a 2 minutos, já a dos outros pode demorar um pouco).
Feita a atualização vamos reiniciar seu computador e inicializa-lo em Modo de Segurança (Não é modo de segurança com rede, apenas modo de segurança). No Windows 2000 e XP é fácil. Siga os seguintes passos:
-Iniciar
-Desligar
-Reiniciar
Assim que aparecer aquele monte de letras que você talvez não entenda nada, basta ficar pressionando várias vezes a tecla F8 (Não é segurar, é apertar várias vezes até que apareça uma tela diferente).
Quando esta tela diferente aparecer você deve escolher a primeira opção (pelomenos é a primeira aqui). Use as teclas do teclado para movimentar a seleção e pressione ENTER para escolhera a opção selecionada. (Se o seu teclado não funcionar nesse modo, é porque ele é USB ou ele está desabilitado para funcionar antes da inicialização do windows. Aí você vai ter que mudar algumas configurações na BiOS do seu computador [Depois eu falo sobre isso]).
Após inicializado, se for o windows XP, ele apresentará 2 opções de login: Com a conta de administrador (Que tem um ícone de um sapo verde, me corrijam se eu estiver errado, sou meio daltônico), ou com a de um administrador da máquina, na maioria das vezes é a sua conta, a da sua mãe ou a do seu pai. Caso o computador não tenha contas de Log-in do windows, ele irá entrar diretamente, sem precisar escolher (Se tem apenas uma conta, é lógico que o windows não vai pedir para escolher).
O windows no modo de segurança muito mais rápido, porque os programas que abrem junto com o windows não são executados.
Agora abra primeiro o Ad-Aware, clique em Scan Now, marque a opção Perform full system scan, e tenha certeza de que as duas ultimas opções (Search for negligible risk entries e Search for low-risk threats) estão marcadas e em cor verde.
Clique em NEXT e espere terminar.
Após terminada a busca, o Ad-Aware vai mostrar a lista de tudo que possa prejudicar o seu computador. Marque todas as opções desponíveis e clique em Finish.
Isso vai fazer com que todos esses arquivos sejam deletados.
Agora execute o seu anti-virus (Norton, AVG ou Avast!) e faça uma busca geral no computador, após terminada a busca, reinicie o computador e deixe o Windows iniciar normalmente.

Info escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário