domingo, 10 de outubro de 2010

Dilma e Serra se preparam para debate em São Paulo


O primeiro debate do segundo turno entre os dois candidatos à presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), acontece neste domingo (10), às 22h, na Rede Bandeirantes de televisão. Tanto a candidata petista como o tucano passam o dia em São Paulo cuidando dos últimos detalhes da preparação para o confronto.
Dilma cumpriu agenda pública na manhã de hoje e visitou a Bienal de Artes. Lá, a candidata disse que espera um encontro esclarecedor e promete não torná-lo "conservador" - uma alusão à agenda moral e religiosa que dominou a campanha eleitoral depois de conhecidos os resultados do primeiro turno, no domingo passado. Logo depois, a candidata, que está em São Paulo desde o sábado (9), foi para um hotel descansar e concluir sua preparação.
Serra, por sua vez, virou a madrugada do sábado para o domingo preparando-se para o debate. Só parou às 5h da manhã deste domingo (10). O candidato preferiu descansar ao longo do dia e não teve agenda pública.
Segundo suas assessorias, os dois candidatos não estão preocupados em atacar, mas sim em evitar erros, já que em um debate de 2º turno os deslizes têm um peso maior. Além disso, os presidenciáveis pretendem evitar assuntos polêmicos nas perguntas que farão um ao outro, pois como as regras prevêem resposta, réplica e tréplica, a última palavra sobre qualquer assunto é sempre de quem responde à pergunta.

A candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, largou na frente na disputa do segundo turno contra seu adversário, José Serra, do PSDB, segundo pesquisa do Datafolha encomendada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo e divulgada na edição de domingo do jornal, que começou a circular neste sábado (9). Considerando apenas os votos válidos (sem brancos e nulos), Dilma tem 54% contra 46% de Serra. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais.
Quando se leva em conta os votos totais, segundo a pesquisa publicada na edição de domingo, a candidata do PT tem 48% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) tem 41%. Nesse tipo de amostragem são incluídos os números de intenção de votos em branco e nulo (4% dos entrevistados), além dos indecisos (7%).
Encomendada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 8 de outubro, com 3.265 entrevistados em 201 cidades de todo País, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 4 de outubro de 2010, sob o número 35114/2010.
No levantamento do Datafolha realizado entre 1 e 2 de outubro, antes da realização do primeiro turno, Dilma aparecia com 52%, e Serra, com 40% (em votos totais) no segundo turno marcado para 31 de outubro.
Na eleição de primeiro turno, realizada em 3 de outubro, Dilma recebeu 46,91% dos votos e Serra ficou com 32,61% dos votos totais



Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário