sábado, 29 de janeiro de 2011

Saúde: Mais da metade dos paulistas está acima do peso, diz pesquisa


Mais da metade dos paulistanos está gordinha. Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, entrevistando 250 pessoas no final de 2010, mostra que 59,4% da população de São Paulo está acima do peso.
Dos que já procuraram auxílio médico, 18% foram classificados como obesos, sendo 60,8% de homens e 39,2% de mulheres. De acordo com Pesquisa do Orçamento Familiar, divulgada no final de 2010, o sobrepeso atinge hoje 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Além disso, 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade e cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos também sofrem com problemas de peso.

Número de obesos dobrou em 20 anos

Especialistas dizem que as causas que levam mais da metade da população a estar acima do peso estão vinculadas ao estilo de vida, que apresenta alto consumo energético, excesso de gorduras saturadas e trans, muito sal e tudo isso aliado a pouca atividade física.
A Sociedade de Endocrinologia considera a obesidade o maior problema de saúde pública da atualidade, onde o número de obesos dobrou em 20 anos, o que gera diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e aumento do triglicérides e colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário