segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pesquisadores ingleses desenvolvem vacina universal contra gripe



Cientistas da Universidade de Oxford tiveram sucesso nos testes de uma vacina universal para todos os tipos de gripe. O tratamento usa uma técnica nova e é testada pela primeira vez em seres humanos infectados com a gripe.
De acordo com as informações divulgadas pela jornal "The Guardian", a vacina ataca proteínas dentro do vírus (comuns a todas as cepas da gripe) e não nas camadas externas, que podem sofrer mutações. Isto quer dizer que não serão necessárias reformulações anuais da vacina.
Os testes foram desenvolvidos pela equipe liderada pela doutora Sarah Gilbert, do Jenner Instituto de Oxford, que afirma que a vacina poderá ser usada para prevenir pandemias.
As vacinas tradicionais estimulam o corpo a produzir anticorpos para combater a gripe, enquanto o novo tratamento estimula a produção de células T, que identificam e matam as infectadas.
Segundo Gilbert, as vacinas de células T são uma tecnologia interessante e que se deve incentivar a pesquisa e desenvolvimento na área da vacinologia para ajudar a combater doenças infecciosas em todas as partes do mundo.

Redação SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário