domingo, 3 de julho de 2011

Os movimentos sociais populares no Brasil.

Google imagens


Nos anos 70 e 80 tivemos grandes movimentos sociais populares de cunho contra a Ditadura Militar. Eram movimentos que contestavam o regime autoritário dentre eles muito destacados foram os movimentos sindicais e de trabalhadores que lutaram por transformações sociais, salariais e condições de trabalho. A população se manifestaram contra o alto custo de vida. Movimentos estes que participei ativamente.
Não posso esquecer aqui as grandes mainifestações populares dos trabalhadores do campo e pela Reforma Agrária.
Depois veio a grande manifestação social, político e popular pela instauração da democracia plena e de direito que ficou conhecido como as diretas já.
Já na democratização tivemos o primeiro movimento social e popular pelo impeatchement do Presidente da República, Fernando Collor de Mello.
Dos anos 90 para cá as manifestações tomaram nova cara. Lutas por direitos mais especícicos e considerados da minoria. Movimentos estes conhecido como Orgulho Gay e recentemente os movimentos pela liberalização da maconha.
Só não aconteceu ainda um movimento social forte pelo fim da miséria e da fome, o que realmente garantiria o passaporte do Brasil para um país desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário