quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Como pintar a óleo: técnicas de pintura a óleo

Google Imagens

Os princípios da boa composição e perspectiva são fundamentais para qualquer projeto de pintura. Você pode aprender estas habilidades, tendo aulas de arte online. Informações grátis sobre escolas de arte online que serão perfeitas para novatos poderão ser encontradas aqui.
Pintar a óleo pode ser uma maneira agradável e gratificante de se expressar através da arte... Afinal, há poucas coisas mais gratificantes do que olhar para algo que você criou, sabendo que tudo que você vê veio de uma única idéia em sua mente. Infelizmente, algumas das complexidades da pintura a óleo podem parecer desanimadoras para aqueles com pouca ou nenhuma experiência; muitas pessoas perdem esta atividade que de outra forma amariam, porque o medo é muito difícil para elas enfrentarem.
Você não deve deixar que o medo o afaste de tentar um novo hobby; enfim, reserve um tempo para tentar a pintura a óleo, veja se gosta antes de avançar para projetos maiores e mais consistentes. A fim de obter um experimento inicial nessa técnica com uma despesa mínima, basta tentar seguir as dicas de pintura a óleo. Primeiro você vai precisar de alguns materiais para pintura a óleo. Depois, você pode experimentar algumas dessas técnicas básicas de pintura a óleo e aprender a pintar a óleo:
Reúna seu material de pintura a óleo. Adquira um conjunto básico de tintas; diferentes tamanhos de pincéis redondos, tanto de cerdas naturais quanto sintéticas; um bloco de papel imitação de tela; algumas tintas; solvente tiner; um pouco de óleo de linhaça; e uma paleta descartável pequena, para que você possa misturar as cores sobre ela. Certifique-se que a tinta que você vai comprar é realmente para pintura a óleo, já que outros tipos de tinta, como alguns acrílicos e aquarelas também vêm em tubos como a tinta a óleo. (Como o nome implica, tintas a óleo são feitas de pigmentos suspensos em uma base de óleo; outros tipos de tinta usam bases diferentes, e, portanto, produzem resultados diferentes e reagem à adição de óleo ou diluente diferentemente).

Usando o lápis sobre o papel tela, comece a fazer um esboço do que você gostaria de pintar. O desenho pode ser tão detalhado, ou tão abstrato quanto você quiser, mas você deve ter em mente que você vai ter que pintar todos os detalhes que incluir. Se você pulverizar o desenho acabado com um spray transparente, ou um fixador para tela, você manterá o desenho sem borrões ou sem ser afetado pela tinta. O fixador para tela, por sinal, é um spray de revestimento, como o verniz spray, que evita que esboços a lápis borrem quando você toca a tela ou a pintura... O que significa que o seu esboço permanecerá o mesmo independentemente de quanta atividade você tenha com o pincel. (Quando você pinta sobre o fixador, é o mesmo que a pintura na tela, o lápis não aparecerá)

Na paleta, coloque uma pequena quantidade das tintas que você planeja usar para torná-las acessíveis. O solvente tinner pode ser usado para tornar as tintas mais finas, e o óleo de linhaça pode ser adicionado à tinta para retardar a secagem ou para acrescentar mais brilho. Você também pode usar a paleta para misturar cores (usando uma espátula ou um pincel), a fim de reduzir o número de cores que você precisará comprar. Adicione pequenas quantidades de branco ou preto para criar diferentes tonalidades de uma cor específica (os matizes, é claro, são os tons mais claros e mais escuros da mesma cor).

Depois de ter as cores escolhidas e misturadas, você pode começar a experimentar algumas técnicas de pintura a óleo. Comece aplicando a tinta em pequenos movimentos suaves, no papel tela. Lembre-se que as pinceladas ficarão visíveis, especialmente quando se utiliza pincéis naturais (a cerda natural deixa mais marcas de pincel do que as sintéticas).

Alterne os pincéis que você usar, para ajudar a criar textura no seu trabalho, dando-lhe mais de uma sensação de profundidade. Você também pode adicionar camadas, esperando a pintura inicial secar um pouco e pintando sobre o que você já pintou (a pintura nova virará uma camada em cima da velha).

Certifique-se de dar muito tempo de secagem antes de tocar qualquer das áreas pintadas... Especialmente se você usou óleo de linhaça, já que, mesmo um pouco, pode manter a tinta úmida por vários dias, ou mesmo semanas.

Depois de terminar a sua pintura, se você gostou da experiência, e quer saber mais sobre ela, então você deve passar à tela real, e gastar dinheiro extra em tintas de melhor qualidade, e material de pintura. Compre espátulas de metal, se você ainda não o fez, e certifique-se de ter uma variedade de tamanhos de pinceis diferentes. Você também pode considerar a compra de livros sobre pintura a óleo, ou ter uma aula de pintura para aprender as melhores técnicas de como aplicar textura e criar cores transparentes, bem como obter experiência com pincéis especiais, como os tipos leque e angular.

Essas dicas de pintura vão ajudar você a aprender a pintura a óleo. Outras dicas podem ser conseguidas em online classes in art (aulas online de arte). Boa sorte na criação de sua obra-prima.

Ferramentas necessárias:


Tintas a óleo
Pincéis (vários tamanhos e tipos de cerdas)
Tela ou outra superfície para pintar
Lápis (para desenhar)
Solvente tinner
Óleo de linhaça
Espátulas (metal ou plástico – são ferramentas utilizadas para misturar tintas)

Teresa Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário