domingo, 13 de novembro de 2011

Jesus Cristo tinha irmãos?

Google imagens

Esta é a típica discussão que é importante para aqueles que buscam conhecimento HISTÓRICO. Já, para os que buscam CONHECIMENTO ESPIRITUAL, pouca diferença faz o fato de Jesus ter tido irmãos ou não. Estes acreditam que a verdadeira mensagem de Jesus (oriunda de Deus) está nos Seus atos e nas Suas palavras.

Saber se Jesus tinha irmãos ou não nos leva a questões CULTURAIS interessantes: se Jesus tinha irmãos com certeza sua mãe mantinha relações sexuais com seu pai. Existem os que se incomodam com isto. Outros acham que esta idéia conflita com a imagem da Virgem Imaculada.

Nesta discussão também existe muita IDEOLOGIA envolvida: há aqueles cujo desejo é provar que Jesus tinha irmãos, pois assim terão (acreditam eles) mostrado que os católicos e ortodoxos estão errados. Acham que terão “provado” que Jesus era um homem como outro qualquer. Que cegueira! Jesus realizou prodígios como nenhum outro, falou verdades universais e atemporais como nenhum outro. É verdade que temos grandes homens na humanidade, mas temos que reconhecer que Jesus é o Ser mais prefeito que já habitou este planeta (independente de ter tido irmãos ou não). E com isto não desmerecemos ninguém, pois todos podem e devem contribuir.

Vamos aos fatos:

A favor de Jesus ter irmãos temos a citação nos evangelhos sobre os irmãos de Jesus e também o fato de sua mãe ser nova, casada e, portanto, passível de engravidar.

O que parece certo é que Jesus seria o primeiro filho de Maria (não por causa da virgindade, mas porque ninguém nunca levantou a hipótese de que Maria já fosse mãe). José, o pai, pode ser que tenha tido uma mulher antes de esposar Maria. Portanto, por parte de pai é possível que Jesus já tivesse irmãos.

Contra o fato de Jesus ter irmãos é levantado que uma mulher pode ter marido e ter somente um filho. Outro argumento é que o termo irmão, citado nos Evangelhos, em Grego e em Hebraico clássico, era usado para designar vários graus de parentesco. Ou seja, estes irmãos poderiam ser primos. Mas o argumento mais usado é o fato de Jesus, na cruz, ter pedido para o apóstolo João cuidar de sua mãe. Cuidado que Jesus teria somente se não houvesse outros irmãos para amparar sua mãe na velhice.

Você decide no que crer. Porém, o principal é a Sagrada Mensagem do Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário